Dicas sobre vagas de empregos temporários
Com a chegada do final de ano, aparecem no mercado muitas vagas de empregos temporários. Sobretudo no comércio, onde se concentra a maior parte das vagas de empregos temporários. Shoppings Centers, agências de trabalho temporário e de recrutamento, empresas, supermercados e lojas selecionam candidatos para vagas temporárias em todo o país.
Mas também aparecem vagas para empregos temporários em algumas indústrias que trabalham com produtos que tem sua sazonalidade para o fim de ano. Como exemplo dessas fábricas, podemos citar fábricas de panetone, de chocolates (que abrem muitas vagas de empregos temporários na páscoa também).
Em geral, as vagas exigem do candidato a formação no ensino médio completo, simpatia, facilidade de comunicação e para trabalhar em equipe.
As contratações começam geralmente no mês de outubro, para assim dar tempo das empresas fazerem todo o processo de seleção e recrutamento com cuidado.
As vagas principais de empregos temporários são para estoquistas, repositor, atendente, vendedor, auxiliar de crédito e Papai Noel. Boa parte dessas vagas são preenchidas, por estudantes de faculdades, do ensino médio e por candidatos com a faixa etária entre 18 e 45 anos, e muitos dos contratados não possuem experiência no mercado de trabalho.
A boa notícia é que cerca de 20% daqueles que arrumam colocação de empregos temporários vão ser efetivados, principalmente nas redes de varejo, que segundo as estimativas será cerca de 30 mil trabalhadores que deverão ser efetivados em todo o país.
Para os que ocupam vagas de empregos temporários, vai algumas dicas importantes, que vão ajudar e muito quanto a perspectiva de efetivação no emprego.
Segue abaixo as dicas:
– ter grande interesse em aprender e também de auxiliar os colegas de trabalho
– ter espírito de trabalho em equipe
– ter dedicação
– ter boa apresentação
– saber ouvir mais do que falar
Essas dicas não garantem a efetivação, mas colaboram em caso de uma disputa de seleção com mais candidatos.