Dicas sobre as novidades da prova do Enem
Enem Novidades, logo abaixo vou escrever as principais Novidades do Enem.
Daqui pra frente,já começando pela próxima edição do Enem, que ocorre duas vezes no ano, sendo uma no mês de abril e a outra no mês de outubro, as redações deverão ter oito linhas no mínimo, ou seja, duas a menos do que era exigido anteriormente que era de dez linhas. Também não poderão ser usados trechos da pergunta nas respostas do texto da redação e elas devem ser feitas no formato dissertativo argumentativo. Os alunos deverão argumentar e explicar possíveis soluções para resolver os problemas levantados por ele mesmo em sua tese elaborada na redação.
Outra novidade do Enem, é sobre o critério de correção das provas, pois anteriormente, só passava para o supervisor corretor se as provas tivessem diferença de 500 pontos entre as correções. Agora essa margem passa a ser de 300 pontos. Também foi adotado um novo sistema de avaliação, pois não será mais avaliado apenas as questões como certo ou errado, mas sim a dificuldade das questões, e assim o diagnóstico será mais detalhado do rendimento do aluno. Sendo assim, podem ter dois alunos com o mesmo número de questões acertados, mas com notas diferentes.
O resultado da prova é sempre divulgado através do site www.inep.gov.br . Para acessar então os resultados, o aluno deverá acessar o link acima, só que em data estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que somente é divulgada após a realização da prova.
Com o resultado do Enem então, o participante (aluno), pode utilizar a sua nota obtida, no Prouni e no Sisu, para então conquistar a tão sonhada vaga na instituição de ensino desejada, ou até mesmo conseguir a certificação de conclusão do ensino médio. A nota do Enem só será divulgada a partir do mês de Janeiro.