Fotos da Revista Capricho
a
Você é adolescente ou já foi já deve ter lido uma revista chamada Capricho que é praticamente um ícone adolescente brasileiro.
A Capricho começou como uma revista semanal de Fotonovela também chamada de cinenovelas. Além da fotonovela e cinenovela, a Capricho apresentava histórias de amor desenhadas em quadrinhos que fazia a cabeça de sonhos das adolescentes da década de 1950, quando a revista foi lançada. Logo depois, a revista passou a ser mensal. Aos poucos foi ganhando outros tópicos incluindo moda, beleza, comportamento, contos e variedades. Depois, a revista ganhou outro formato e mudança editorial, inclusive com logotipo e periodicidade (votou a ser quinzenal).
Depois, as fotonovelas passaram a ser publicadas em forma de encarte e depois foram eliminadas da revista até mais ou menos a década de 1980. Em outubro de 1989, a revista sofreu outra grande mudança, desde a parte gráfica e o foco do público para adolescentes de 12 a 19 anos.
História interessante envolvendo a história da revista é a fotonovela que eram novelas em quadrinhos que utilizavam ao invés de desenhos, fotografias em forma sequência formando uma história, no caso uma novela. Entre as revistas que publicavam fotonovelas estava a Capricho (a partir da década de 1950), Sétimo Céu, Carinho, Carícia, entre outras. A fotonovela foi muito criticada pelos críticos literários consideradas um subgênero literário.
Recentemente surgiu uma notícia que a revista impressa chegaria ao fim, isso foi notícia com o anuncio da Editora Abril em junho deste ano em que afirmava que passaria por uma reestruturação e uma das revistas da editora deixaria de circular, a revista Capricho. Ela continua online, mas não circula na sua maneira impressa.
Além da fotonovela, a revista fez muito sucesso na década de 1980 e ganhou um slogan: “A Revista da Gatinha”. Já na década de 1990 (época que muita gente de 30 anos pegou) exibia modelos na capa e astros da época como Leonardo di Caprio, Thiago Lacerda, entre outros e continuou tendo publico predominante as adolescentes. Na década seguinte predominou as celebridades femininas e é claro, Gisele Bündchen.
Uma pena que a revista parou de circulação, pois ela ficou no imaginário de muitas meninas de diferentes décadas que saiam da escola e corriam para pegar a revista na banca.
Fotos da Revista Capricho: