Como fazer o cálculo do valor da aposentadoria do INSS
Para as pessoas que tem interesse em fazer um cálculo do valor que irá receber pela sua aposentadoria, agora é possível se realizar uma simulação que irá permitir que você saiba de todas as informações relativas a sua aposentadoria, seguindo é claro todos os seus anos de trabalho efetivo.
Para que se possa simular o cálculo de sua aposentadoria do INSS, você deverá se dirigir ao site do Ministério da Previdência Social através do endereço www.previdencia.gov.br.
Como fazer a simulação da aposentadoria no INSS
Entrando no site da previdência você irá visualizar a seção de Benefícios da Previdência Social, e ali deverá selecionar entre aposentadorias, auxílios ou mesmo pensões. Chegando na página do simulador de aposentadoria do INSS, através do site é possível se ter duas alternativas para se conferir, a primeira que irá permitir que você faça o cálculo com uma simulação da contagem do tempo de contribuição. E a segunda opção que irá permitir que você faça uma simulação de valores do benefício de acordo com a lei específica.
Procure tomar em consideração que todas estas opções são especificamente para trabalhadores e ainda a sua iniciativa privada.
O que ainda possivelmente você pode ser perguntar é como vai fazer uma pessoa que não trabalha ou que nunca trabalhou na área privada para realizar o cálculo de sua aposentadoria. Isto certamente não é um problema sem solução. No ano de 2008 o CVGU ou mesmo a Controladoria-Geral da União vem com um sistema que funciona bastante semelhante ao do Ministério da Previdência social, apesar disto ele é dirigido especialmente aos benefícios que o servidor público irá perceber uma vez que acabe com a sua carreira como trabalhador, seja como profissional ou não.
Este sistema permite ainda que você possa fazer uma simulação de aposentadoria calculando quanto tempo falta para o trabalhador ter direto aos benefícios da aposentadoria, ou mesmo indicar diretamente se o servidor público já tem esse direito atualmente. Os cálculos certamente são confiáveis, e baseados em informações variadas sobre a pessoa, bem como a sua idade, tempos de contribuição, e ainda tempo no cargo. Se você é servidor público, poderá acessar o sistema de simulação através do site www.cgu.gov.br/simulador.