Como consultar o andamento processual do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Sabemos que a justiça brasileira tem andamentos processuais algumas vezes um pouco lento, mas hoje algumas das justiças disponibilizam em seus sites formas dos interessados acompanharem o andamento de processo.
Uma dessas justiças é o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ. sp. gov.br) é possível acompanhar o andamento de processo, verificando em que estágio se encontra. A consulta é por meio do número do processo ou pelo número da OAB do advogado (há ainda a possibilidade pelo nome da parte e sua identidade).
Esse recurso de consulta é bastante utilizado pelos advogados e partes envolvidas no processo para ver quantas anda o processo.
O Tribunal de Justiça de São Paulo é o mais movimentado do país e diariamente diversos julgamentos são feitos; há diferentes comarcas, juízes e fóruns que realizam os julgamento, emitem notas e conclusões e que posteriormente são disponibilizados no sistema de consulta processual.
Através do TJSP é possível acompanhar os processos civis e criminais em andamento, podendo ver notas de expedientes emitidas, recursos, custas processuais, localização dos autos e uma série de outras informações importantes que são informadas a respeito do processo em questão.
Por meio do site da TJSP é possível, além da consulta processual, estar informados sobre outros assuntos relacionados na área jurídica, como consulta de acórdãos, regimento interno, normas de 2° instância,informações sobre concursos, magistraturas e servidores; telefones, endereços e diversas outras informações importantes na área do direito.
Além de pessoas acompanhando alguma questão como advogados, hoje o projeto de consulta de processos poderá ser acessado pelo preso. Esse acesso do preso é bastante bom, pois diminui o trânsito de cartas e mais cartas às varas de Execução ou à Seção Criminal.
A consulta por meio do sistema do site possibilita o fim do transito de cartas dos presos, servindo de canal de comunicação o que também possibilitará a inclusão do preso no sistema de justiça.
Só não sabemos se o acesso no site de alguma forma desafogará o andamento do processo. Pelo menos, a consulta e a informação sobre processos serão bem mais fáceis.