Qual o melhor tratamento contra o câncer de mama
Agora no mês de outubro comemora-se o “Outubro Rosa”, evento nacional que tem o objetivo de promover a prevenção e combate do câncer de mama, principalmente entre as mulheres.
O evento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e no Brasil tem iniciativas regionais de Secretarias de Estado de Saúde e instituições de combate à saúde. Entre as principais ações destes eventos é a iluminação de monumentos pelas cidades com a cor rosa para lembrar as mulheres sobre os cuidados de prevenção ao câncer de mama. Há ainda outras iniciativas pontuais, como conversas em empresas e associações para informar e orientar o público sobre a prevenção do câncer de mama.
Em Brasília, no dia 1° de outubro o Congresso Nacional foi iluminado de Rosa marcando o evento rosa que será comemorado em todo o Brasil. Outros edifícios de Brasília foram iluminados de rosa como o Ministério da Saúde, Palácio do Planalto, entre outros. No Congresso, neste dia houve a participação do presidente da Casa, Renan Calheiros e do presidente em exercício da câmera, André Vargas; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e um grupo composto de mulheres que se apresentou na rampa de acesso ao prédio. Durante a ocasião afirmou-se que o evento ajuda a promover a prevenção e tem aumentado o número de mamografias realizado pelo Sistema Único de Saúde.
Também foi anunciado no início do outubro rosa em Brasília, Renan Calheiros afirmou que colocará em votação no senado para projetos que tratam o combate ao câncer de mama. Serão também priorizados os projetos de lei que preveem o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento, mas o que se vê em boa parte do Brasil é pouca disponibilidade de aparelhos de mamografia o que dificuldade a prevenção e tratamento. O que não se precisa não são leis e sim aparelhos e médicos disponíveis para tratar as mulheres.