Dicas sobre o horário de verão
Você como a maioria dos brasileiros odeia o horário de verão? Mas, teremos que lidar com este horário até início de fevereiro. Saiba o que é o horário de verão e como driblar este horário ainda mais se você precisa acordar cedo.
O horário de verão começou a vigorar na madrugada de sábado para domingo, dia 19 de outubro principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e as pessoas destas localidades tiveram que adiantar o relógio em 1 hora e a mudança segue até dia 16 de fevereiro de 2014. As únicas regiões não atingidas pelo horário de verão são a Região Norte e Nordeste.
O Horário de verão é uma alteração de horário de algumas regiões do Brasil e que acontece apenas em um determinado período do ano normalmente em meados de outubro e segue até início de fevereiro, período que corresponde ao verão no Brasil, período de maior consumo de energia devido às altas temperaturas. Mas, diferente do que se pensa a ideia do horário de verão foi criado por um americano, o inventor Benjamin Franklin cuja ideia era aproveitar as horas do sol e foi lançada a ideia em 1784, período onde nem havia luz elétrica.
Já o horário de verão no Brasil foi criado em 1931 e dotado pela primeira vez este ano, mas houve períodos que este horário de verão não foi adotado. O horário de verão foi adotado de forma contínua a partir de 1985. Muitos estados do Norte e Nordeste ficam de fora deste horário de verão, com a exceção da Bahia, que adotou o horário de verão em 2011, mas no ano seguinte não seguiu este horário.
Mas, este horário causa desagrado a muitos brasileiros. Tem inclusive três projetos na câmera para abolir o horário de verão. A justificativa de ele vigorar é os benefícios da redução da carga máxima e energia elétrica em horário de pico não atinjam a maior parte dos brasileiros, nas regiões mais populosas (aquelas que são tingidas pelo horário de verão). Se não tivesse o horário de verão, poderia haver um pico de consumo de energia que causaria um colapso no sistema elétrico brasileiro e trazendo prejuízos à segurança pública, à saúde, afetando escolas, e prejudicando o trabalho.
Por isso, não tem jeito, precisamos enfrentar o horário de verão, ter que acordar mais cedo. No caso, o jeito é ir tentando todos os dias acordar pelo menos 10 minutos antes do horário habitual e também ir dormir meia hora mais cedo.